Comportamento

Algumas palavras sobre autocompaixão

19/07/2020

O contexto atual parece estar exigindo um pouco mais de nós, afinal estamos vivendo algo totalmente novo e desafiador, fomos obrigados a redirecionarmos a rota, estamos realiando os caminhos e tentando administrar uma enxurrada de sentimentos.

Para alguns, esse processo tem sido mais penoso e desgastante, nem todos caminham na mesma velocidade que a sociedade cobra, nem todos estão conseguindo produzir, criar ou se reinventar, concentração tem sido um grande luxo. Então, tá tudo certo não estar conseguindo produzir ou fazer milhões de coisas, respeite seu tempo e entenda que não estamos em uma competição. Trago tudo isso para falar da importância da autocompaixão de saber lidar com as adversidades da vida sem cobrança punitiva, buscar entender seus momentos e fases.

Talvez a reinvenção que precisamos é olhar com carinho pra nós mesmos e criar estratégias para viver o dia de hoje. Autocompaixao é cuidar de si, pois ao cuidar de si também estou cuidando do outro. Enxergue sua fragilidade, mas persista naquilo que busca sem descuidar de si, viver em estado de presença é o primeiro passo para exercitar a autocompaixão. Sem cobranças, sem sentimento de culpa, sem pressa, sobreviver é o suficiente, mas sobreviva consciente e feliz com o que pode fazer no hoje.

 

Texto de autoria da assistente social, Naty Cerqueira

Comentários

comments

Você também pode gostar